Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 3.1/5 (368 votos)

O Instituto Pesek-Araújo atua na zona de amortecimento do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), o maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil, e atualmente esta recrutando voluntários que estejam interessados para se unir a nossa batalha pela proteção de GAIA.

 Acesse ou visite-nos no site:

 https://www.institutopesek-araujo.org/blog/



Aquecimento Global e a Terra

Aquecimento Global e a Terra

Aquecimento Global

Segundo o Professor DORST,J., todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo rapidamente no clima mundial da grande mãe GAIA. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

Até o inicio do ano de 2010, a Europa havia sido castigada por ondas de calor de até 40°C, já a Russia com temperaturas de até -44°C e a região Sul e baixo Sudeste do Brasil com temperaturas que variavam entre -5°C e -7°C como foi o caso das regiões da Bacia do Ribeira e Rio Grande do Sul, ciclones atingiram o Brasil (a costa sul e sudeste foram os principais afetados), o número de desertos tem aumentando a cada dia, fortes furações estão causando a morte de milhares de pessoas todos os dias e o pior as calotas polares estão derretendo (fator este que tem ocasionado o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que esta provocando tudo isso? Os cientistas de todo o mundo são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos que passam a ser uma resposta de GAIA para com as ações do homem.

Pesquisadores do clima mundial ligados diretamente a ONU (Organização das Nações Unidas), afirmam que o aquecimento global esta ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.), na atmosfera. Estes gases são classificados por: ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono, sendo responsáveis pela formação de uma camada de poluentes na atmosfera e de difícil dispersão, causando o famoso e conhecido efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão de calor.

O desmatamento e as queimadas em florestas  junto a evaporação das águas no planeta também colaboraram para este processo, tendo sua seguintes conseqüências:

- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no planeta, iniciou-se o curso de derretimento das calotas polares, ao aumentar o nível da água dos oceanos podendo ocorrer futuramente a submersão de cidades litorâneas;

- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies de animais e vegetais, desequilibrando centenas de ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo desenfreadamente, principalmente em floretas de países tropicais (Brasil e países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais nas regiões desérticas do planeta.

- Ondas de calor: regiões de temperatura amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo a morte de crianças e idosos, colaborando também com o derretimento das calotas polares situadas na região da Groenlândia e a elevação dos mares.

Todos estes fatores relacionados às explicações cientificas, incluem geral e diretamente as relações Homem/Natureza, que na maior parte dos acontecimentos dados as razões do planeta, o homem é com toda certeza o principal responsável pelas mudanças climáticas e devastações ocorridas nos quatro cantos do mundo.