Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 3.1/5 (368 votos)

O Instituto Pesek-Araújo atua na zona de amortecimento do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), o maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil, e atualmente esta recrutando voluntários que estejam interessados para se unir a nossa batalha pela proteção de GAIA.

 Acesse ou visite-nos no site:

 https://www.institutopesek-araujo.org/blog/



Instituto Pesek-Araújo

Instituto Pesek-Araújo

O que fazemos?

Atuamos na zona de amortecimento do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), o maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil. A zona de amortecimento é uma faixa de 10km ao longo da divisa do PETAR, que possui 35.000 hectares de Mata Atlântica preservada. Protegendo o entorno do parque, garantimos a integridade e segurança da maior biodiversidade do planeta. Cuidamos de um precioso e raro banco genético, ameaçado pela plantação de eucaliptos, caçadores, palmiteiros, traficantes de animais e plantas.

Trabalhamos em 4 áreas interligadas:

1-MONITORAMENTO INTENSIVO da Mata Atlântica

Percorremos as áreas que protegemos diariamente. Nossos mateiros são experientes, cresceram na mata e sabem tudo sobre ela.

Nossa ação é preventiva. Precisamos abrir picadas, fazer aceros, delimitar, vigiar.

Se houver  invasões, queimadas, caçadores, plantação de eucalipto, palmiteiros, fogo, desmate ou qualquer outra agressão, agimos imediatamente. Quando necessário, acionamos a polícia florestal, civil ou a promotoria pública.

serra do Facão

2- ECOTURISMO na Mata Atlântica

Incentivamos e organizamos visitas de ecoturistas e observadores de pássaros. Estes visitantes acabam sendo agentes multiplicadores da idéia de preservação. A população obtém renda através da venda de produtos e oferta de serviços.

Estamos transformando aos poucos o bairro da Fazendinha, em Guapiara, numa estação de ecoturismo. Esta será uma alternativa econômica para a população deste bairro estratégico, pois fica no caminho dos turistas que seguem em direção ao PETAR.

artesã de Guapiara tecendo palha em pneu de caminhão

3- EDUCAÇÃO AMBIENTAL na Mata Atlântica 

Nossos voluntários fazem palestras sobre meio ambiente regularmente.

Capacitamos  a população local para trabalhar como monitores do ecoturismo e nos viveiros de nativas.

Além disso, pretendemos instituir o mecanismo de preservador-ganhador: incentivar os agricultores que plantam eucalipto a passar a plantar mata nativa em suas propriedades e receber por isso. Estamos difundindo essa idéia e conscientizando a população local sobre a importância de mantermos nossa mata em pé.



4- VIVEIRO DE NATIVAS E RESTAURAÇÃO da Mata Atlântica

Trabalhamos no maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil. As sementes são abundantes e em muitos locais é possível fazer a regeneração espontânea da Mata praticamente sem interferir. Em outros, mais degradados, são realizadas coletas de sementes na mata próxima. As mudas são desenvolvidas perto de onde serão plantadas, facilitando sua adaptação e crescimento.O processo de restauração é como ocorre na natureza. Damos apenas uma mãozinha.