Morte no Mar
Morte no Mar
Baleias Piloto encalhadas em ilha do Sul da Nova Zelândia
No dia 21/02/2011 dois turistas que caminhavam pela Ilha Stewart, no Sul da Nova Zelândia, localizaram um extenso grupo de 107 Baleias-Piloto ou Baleote(Globicephala melaena) que encalharam naquela madrugada. Segundo o Departamento de Conservação, 48 animais ainda estavam vivos quando foram encontrados, mas por fim tiveram de ser sacrificadas.
O mesmo incidente teve como declaração do gestor da área das ilhas do sul Andy Roberts que declara - ainda foram desenvolvidas tentativas para devolver as baleias ao mar, mas sem sucesso. As autoridades ambientais tiveram de recorrer à eutanásia para evitar o “sofrimento prolongado destes animais”.
Segundo o Prof° Roger Laitendorf (Institute of Conservancy Oceanical), da universidade de pesquisas oceânicas da Nova Zelândia afirma – “As baleias terão sido arrastadas pelas marés para a margem, tendo ficado presas quando a maré baixou, e apresentavam já poucas possibilidades de sobrevivência quando foram encontradas, isso porque as vias oceânicas estão desalinhadas devido a alta elevação da temperatura oceânica e a inversão da dessalinização, fator este que foi responsável pela desorientação do sistema sonar destes animais.
"Compreendemos rapidamente que seriam necessárias 10 a 12 horas antes de podermos iniciar as tentativas de levá-las ao mar, mas com o sol e o calor muitas morreram antes", segundo afirma uma fonte do Ministério de Proteção ao Meio Ambiente na Nova Zelândia. (Fotos: Reuters)
Podemos concluir aqui que as ações humanas tem sido as responsáveis pela alteração no ciclo geral do planeta, fazendo com que centenas de animais acabem perdendo suas vidas.