Primeiramente devemos saber a diferença entre Vivissecção e Testes em Animais.
Vivissecção: Dissecação de animais vivos para estudos.
Testes em Animais: Todo e qualquer experimento com animais cuja finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção.
Não é possível aceitarmos um comitê de ética para experimentação animal, pois consideramos que não existe ética nesse tipo de experimentação. Quando nos referimos aos animais, independentemente da espécie, raça, cor ou sexo, partimos do pressuposto que são vidas, sentem dor, medo e tudo mais que podemos sentir.
Diferentemente do que muitos pensam os animais não estão aqui para nos servir e é nosso dever respeitá-los e protegê-los como seres vivos.
Nem mesmo a utilização de animais na área médico-científico é justificável, uma vez que já se sabe que a utilização de animais em pesquisas é um retrocesso, um atraso na evolução científica, além de ser um grande desperdício de dinheiro público e um grave crime contra a vida daqueles que não tem como se defender de seus assassinos.
“De acordo com o Dr. Albert Sabin, pesquisas em animais prejudicaram o desenvolvimento da vacina contra o pólio. A primeira vacina contra pólio e contra raiva funcionou bem em animais, mas matou as pessoas que receberam a aplicação. Albert Sabin reconhece que o fato de haver realizado pesquisas em macacos Rhesus atrasou em mais de 10 anos a descoberta da vacina para a pólio.”
“As perigosas drogas Talidomida e DES foram lançadas no mercado depois de serem testadas em animais. Dezenas de milhares de pessoas sofreram com o resultado”, neste caso, de que adiantou a morte de vários animais se o homem não se adaptou as vacinas.
Podemos afirmar que todos os testes feitos em animais não são nem um pouco nocivos, e que passam atitudes anti-éticas para chacinas em massa, onde os animais não são nem poupados da dor continua, pois os usam, os abrem e cortam ainda acordados e sem nenhum tipo de sedativo.
Alguns destes monstruosos e inescrupulosos testes procedidos em laboratórios são: Teste de Irritação dos Olhos, Teste Draize de Irritação Dermal, Teste LD 50, Testes de Toxidade Alcoólica e Tabaco, Experimentos de Comportamento e Aprendizado, Pesquisa de Programa Espacial, Pesquisas Dentárias, Dissecação e várias outras formas de causar dor em animais para os benefícios próprios dos homens.